sábado, 24 de setembro de 2011

Lançamento da revista AparteXXI número 4

Vai ser lançada a revista de teatro do Tusp, a Aparte XXI número 4.
As ilustrações são minhas e foi um trabalho bem bacana. (estes dois convites foram feitos usando ilustrações do livro)
O lançamento está previsto para ser feito em dois lugares: o primeiro em São Paulo, que acontece junto com diversos eventos de artes (vai um resumo junto com o convite) e um segundo lançamento aqui em Piracicaba em parcveria com o Salão de Humor de Piracicaba, também estão previstos eventos juntos, teatro, conversa com pesquisadores de teatro, coisas bem legais.
Quem puder ir nos lançamentos e participar destes eventos que vão rolar aproveitem.
Abraços
EM SÃO PAULO
Lançamento da Revista A Parte XXI e A (P)arte da Vez IV
28 de setembro – 20h
Gratuito
No próximo dia 28 de setembro às 20 horas ocorrerá no Teatro da USP – TUSP o lançamento da 4ª edição da revista A Parte em conjunto com o evento A (P)arte da VEZ IV
Revista A Parte XXI nº 4
A revista aParte, lançada em 1968, surgiu como a publicação do Teatro dos Universitários de São Paulo, sob a coordenação editorial de Flavio Império e André Gouveia, no calor do movimento estudantil daquele momento de nossa história.
Naquele ano foram publicadas duas edições.
Após quarenta e três anos, o Teatro da USP – TUSP, agora órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, retoma a ideia da publicação da Revista aParte e lançou em Dezembro de 2010 a sua terceira edição. A quarta edição chega em 2011, e nessa empreitada, se indaga e perscruta caminhos para manter a vocação de sua atitude tensionadora diante da produção das artes cênicas, e, consequentemente da produção artística e cultural na atualidade.
Nessa edição procuramos nos deter em alguns aspectos que se desdobram do gênero cômico, e, em grande angular, abordagens sobre perspectivas do humor em experiências diversas (evidentes e não evidentes) sobre a cena, a dramaturgia e a teoria teatral.
A (P)arte da Vez IV
O evento A (p)Arte da Vez é uma assembleia de arte, realizada por coletivos universitários, onde todas as intervenções são feitas a partir da proposição artística e tem como regra proposições curtas para cada grupo onde o intuito é a interação entre os grupos e o público.
Nesta 4ª edição as regras mudaram
- cada grupo e/ou participante terá no máximo 10 min. ao todo para realizar sua proposição, que necessariamente envolve: 1- uma proposição artística elaborada para ser exposta na assembleia; 2 – uma proposição que convide a assembleia a participar em alguma medida de sua proposição. Em outras palavras, teremos proposição e mini- jam-sessions para cada grupo/participante que irá se colocar na assembleia;
- como estratégia de organização (para que seja indicado, se necessário, quando o tempo, os 10 min., se esgota) haverá uma bandeira branca que será levantada;
- não haverá ordem de apresentação pré-estabelecida, apenas será sorteado o primeiro grupo a iniciar. Em seguida, a bandeira branca deverá ser pega pelo grupo que deseja ser o seguinte, após a finalização do tempo do grupo anterior. Caso o grupo que esteja propondo perceber que deseja finalizar sua participação antes do tempo estabelecido, também poderá acenar a bandeira branca.
Essa experiência visa aprofundar o sentido da assembleia de arte como espaço privilegiado para o risco na experimentação artística, fundado na escuta e diálogo entre os participantes, sem caráter espetacular.
Sobre o TUSP
Sediado em histórico prédio da rua Maria Antonia, 294, no centro da cidade de São Paulo, o TUSP recebe desde 1996 neste espaço uma rica programação teatral, definida por editais de ocupação, além de programações especiais e mostras organizadas com o objetivo de dar visibilidade à pesquisa e produção teatrais de âmbito universitário. O TUSP possui uma equipe de orientadores de arte dramática que atua nos campi da USP no interior, em Bauru, Pirassununga, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.
O TUSP é ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Atua como polo gerador de cultura, provocando o surgimento de novas ideias, suscitando o debate e despertando a reflexão sobre questões do fazer teatral no Brasil.
O órgão tem por objetivos difundir e divulgar as artes cênicas, nas suas mais diferentes manifestações e formas de expressão, estimular a criação e o desenvolvimento de grupos teatrais universitários nos campi da USP e propiciar, através do teatro, a integração entre a comunidade interna e externa da Universidade. Realiza encontros, palestras, seminários, mostras, festivais e circuitos universitários, a partir de projetos próprios e em parcerias.
Teatro da Universidade de São Paulo
R. Maria Antônia, 294 – Consolação
t. 3123.5233
Capacidade: 96 lugares.
Estacionamento conveniado: Mariauto (R. Maria Antonia, 176, R$ 10,00 – período de 3 horas)

                                                 EM PIRACICABA



terça-feira, 13 de setembro de 2011

salão Internacional de Humor de Piracicaba

Foi muito legal a abertura e as exposições paralelas. Visitas, numero de mostras e tudo mais foram recordes seguidos no salão de humor 2011. Nem tive tempo de postar muita coisa por causa da correria do abertura e do anúncio do meu nome como um dos presidentes da comissão organizadora do ano que vem.
                     Assim que der posto mais detalhes e fotos.