Como saber a diferença entre uma charge e um cartum? quais as características das HQs e das Tiras? seria possível utilizar estas linguagens artísticas em sala de aula? Foi para tentar responder estas perguntas que há uns anos foram criadas oficinas para professores da rede pública e municipal de ensino da região Piracicaba, a idéia era que a partir do conhecimento passado a eles fosse se formando uma rede de conhecimento entre os alunos e moradores da região, nós passaríamos para os professores alguns conceitos e idéias de uso, eles se apoderariam deste conhecimento e desenvolveriam ações com seus alunos, os alunos comentariam com pais e amigos, estes amigos iriam no salão de Humor de Piracicaba e comentariam com conhecidos... Ufa!
O trabalho com os professores foi mais uma vez gratificante, sei que não foi fácil para eles irem fazer este curso a noite, depois de terem trabalhado o dia inteiro e de toda a correria de sempre, mas volto a dizer, foi gratificante, demonstraram interesse e alguns já no meio do curso já experimantavam idéias de trabalho com seus alunos.
Para ajudar estes professores, ou alguém que queira saber um pouco mais sobre estas artes, vou postar numa página aqui do blog alguns slides que foram usados no curso, acho que ajudaram a lembrar dos comentários e dúvidas, espero que agora eles inventem um modo de trabalhar isso com seus alunos, afinal no final das contas, eles é que são os próximos multiplicadores do conhecimento.
Quem quiser ver os slides é só clicar na pasta "aula artes gráficas".
Muito obrigado.
Artista formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi premiado em seis edições do salão Internacional de humor de Piracicaba, Salão de B.D. de Portugal, Salão Internacional de Imprensa e muitos outros. Publicou em diversos jornais, revista Brazilian Heavy Metal, revista Metal Pesado, os XV de Piracicaba, livro Ratos de Salão, foi autor do cartaz do 38 salão De humor de Piracicaba e ilustrou a revista de teatro da USP, a Aparte XXI 4, entre outros trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário